Skip to content

All Around the Tower – Time lapse da cidade de Auckland, Nova Zelândia. Uma edição contendo mais de um ano de registro de cenas ao redor da cidade. Mais de dezenas de milhares de fotos compõe esse vídeo. Cada 1/24 segundos foi composto de 3 imagens. Cada cena levada de 3 a 4 horas para registrar.

Existe uma teoria, conhecida como Teoria de Gaia, que interpreta a Terra como um organismo vivo, que mantém, através da interação coletiva de todos seus “indivíduos”, um equilíbrio que sustenta a vida tal qual a conhecemos. Este equilíbrio privilegiou as condições que permitiram o surgimento e a existência de nós humanos na superfície da Terra. Considerando esse ponto de vista, eu considero a Terra o análogo a uma generosa mãe. “Gaia” é o nome grego da Terra como uma Deusa. Através desse filme eu parto da seguinte premissa: O que nós, humanos, poderíamos esperar que acontecesse com a nossa mãe, ou com uma figura maternal e generosa qualquer, se a tratássemos da mesma maneira e sob os mesmo princípios com os quais tratamos a Terra? E se de fato a Terra é a nossa “mãe” fundamental? O que nós, auto-entitulados de “Homo Sapiens” (“humanos com conhecimento/saber”), estamos fazendo com ela, e consequentemente a nós mesmos? Apresento “Homo Não Tão Sapiens Versus Gaia”.
Roteiro e Direção: Alessandro Casella

Eu acredito que nós todos ocasionalmente fazemos um sacrifício e contemos impulsos instintivos e egoístas no âmbito de manter a harmonia. Conscientes disso ou não. “Cachorros Loucos” é sobre as escolhas que fazemos, para que possamos viver como seres civilizados. Dedicado ao domador de cachorro-louco em você, em mim. Setembro, 2011
Roteiro e Direção: Alessandro Casella

Texto descritivo 

Texto descritivo 

Texto descritivo 

Texto descritivo 

Time Lapse do desenho da Branca de Neve. Presente de aniversário para minha pequena amiga Nicole. Um trabalho de 7 horas mostrado em 3 minutos.

Eu passei o Reveillon na querida Itajubá, Minas Gerais, para registrar o último por do sol de 2014 e a primeira alvorada de 2015, do alto do “Morro das Antenas”. Ao chegar no alto do morro fui privilegiado com a passagem de uma tempestade que proporcionou um contraste maravilhoso de luzes, sombras e cores para o último por do sol de 2014. Quando eu era estudante em Itajubá nos anos 90, eu subia de bicicleta com frequência o Morro das Antenas para curtir a vista do alto da cidade e pensar na vida. Lá de cima alguns problemas pareciam menores e os horizontes mais acessíveis. Hoje, mais de 20 anos depois, tenho o privilégio de voltar para registrar um pouco, da minha forma favorita, em time lapse, essa região tão bela do Sul de Minas. É um prazer compartilhar esse simples momento de passagem de ano com quem nutre o mesmo carinho que eu por esse lugar.

Texto descritivo 

Esta é uma edição de testes e ensaios de time lapse. Cobrindo alguns desafios de hyper lapse e fotografia noturna. Eu circundei a torre duas vezes, levando 35 minutos em tempo real para cada volta completa, reposicionando o tripé mais de 200 vezes em cada volta completa. As estrelas foram registradas com exposições de 20 segundos e intervalos de 30 segundos.
Fotografia e edição: Alessandro Casella

Texto descritivo 

Texto descritivo 

Texto descritivo