Percurso do Dia

Céu Laranja Amarelado
Estar em um outro país pela primeira vez é sempre uma experiência inusitada. Não só pela cultura e hábitos locais, mas também pelo clima diferente, pela geografia, cheiros, vegetação, animais, etc. Não bastasse isso, tinha algo a mais, que eu não estava percebendo. O clima tem estado frio, às vezes chuvoso então foi difícil perceber logo de cara, até que eu parei para reparar: O céu tem estado alaranjado. Tudo tem estado meio envolto em uma tonalidade meio amarelada/alaranjada. O céu não esteve, desde ontem, azul límpido, Não esteve cristalino. O céu estava empoeirado de amarelo. E foi então que vendo algumas notícias eu me dei conta que eu estava testemunhando um fenômeno não tão incomum comum por aqui: A poeira fina das areias vindo do deserto do Sahara cobrindo os céus. Os ventos vindo do sul, do norte da África, trazem para o sul Europeu essa poeira fina de areia do Sahara, e isso provoca esse filtro laranja/amarelo em tudo iluminado pela luz do dia. Uma névoa constante de areia muito fina.
No final da tarde eu cheguei em um albergue muito bem estruturado. Um dos “Youth Hostels” de Portugal. Basicamente um predinho de apartamentos – no térreo tem uma área com salão, salas de jogos e refeitório. Como estamos fora de temporada, a ocupação lá era mínima.
A bicicleta pode ser armazenada numa salinha ao lado da recepção, o que me deixa mais tranquilo por ficar menos vulnerável a roubo. Se bem que até agora não tive a sensação de que ser roubado é um risco grande por aqui. Eu admito que venho de uma experiência de no Brasil ficar atento o tempo todo, não importa onde estiver, com algum ladrão oportunista.
Fiquei sozinho em um apartamento com estrutura para 4 pessoas. Tudo muito novo e limpo. Me custou 20 euros, e valeu muito a pena. No apartamento tem uma pequena cozinha onde pude preparar minha janta. Poder dormir numa cama confortável ajuda muito para descansar e recuperar as energias para o dia seguinte.